quarta-feira, 1 de julho de 2009

TAREFA WEBQUEST



INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

AVALIAÇÃO

CRÉDITOS





INTRODUÇÃO

É importante conhecer e compreender a história da escravidão no nosso País pois muitas civilizações usaram e dependeram do trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas.O homem branco criou uma cultura popular de que os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores.Inicialmente no Brasil a escravatura existia entre as tribos indígenas(tribos que praticavam antropofagia) ,depois veio os portugueses que exploraram a mão de obra do índios para explorar a riqueza do nosso País e depois iniciou o tráfico de negros africanos.




DESENVOLVIMENTO


Questionamento oral e debate “Ser Livre”.
Apresentação de parte da poesia “Ser Livre” de Cecília Meireles.

“Ser livre- Como diria o famoso conselheiro...
- é não ser escravo, é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar o caminho”.

Proposta para os alunos formarem quatro grupos e sorteio das atividades.
1-GRUPO 1-Confecção coletiva de um cartaz com imagens representando as diferentes etnias.

2-GRUPO 2-Revisão e digitação do texto elaborado no Laboratório de informática.Seleção de palavras a serem feitas o link.

3-GRUPO 3-Criar um jogo envolvendo os conteúdos apresentados para ser jogado com os colegas.

4-GRUPO 4- Criar um jogo diferente do outro grupo envolvendo os conteúdos apresentados para ser jogado com os colegas.

Após análises das leituras e pesquisas feitas pelos grupos, elaboramos conjuntamente um texto sobre o assunto.
Assistimos o filme Zumbi dos Palmares, onde os alunos fizeram algumas anotações.Ouvimos a música Kizomba (Festa da Raça).


Texto coletivo

ESCRAVIDÃO NO BRASIL



Ser escravo significa pertencer a alguém e estar sujeito a esta pessoa de forma completa, submetido à autoridade do seu dono. O ser humano é colocado na condição de “coisa”, de mercadoria, podendo ser comprado, vendido ou alugado. Antes da chegada dos portugueses a escravatura já era praticada no Brasil utilizando os índios brasileiros. Mas como adoeciam com freqüência e não eram acostumados ao trabalho forçado, iniciou-se o tráfico negreiro para o Brasil para trabalharem nas fazendas de açúcar e nas minas de ouro.
Os comerciantes brasileiros vendiam os africanos como se fossem mercadorias. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro dos fracos ou velhos. Eles trabalhavam nas fazendas e eram tratados da pior forma possível. Tinham que trabalhar muito. Passavam ás noites nas senzalas acorrentados para não fugirem e muitas vezes eram castigados fisicamente, chicoteados ou espancados. Não podiam praticar a sua religião, nem realizar festas ou rituais africanos. Eram obrigados a aprender a religião católica e adotar a língua portuguesa na comunicação. As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, pois os senhores de engenhos as utilizavam para fazer todo o trabalho doméstico e cuidar dos filhos dos seus senhores.
Os africanos se escondiam para realizarem seus rituais, praticavam festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira. Não se acomodaram, resistiram a escravidão,

Fugiam das fazendas, formando aldeias de fugitivos. O grupo mais famoso foi Quilombo dos Palmares comandado por Ganga Zumba, substituído pelo sobrinho, Zumbi;principal liderança da história dos Palmares.
Com o passar do tempo à escravidão passou a ser contestada pela Inglaterra em ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo. No final do século XIX a escravidão foi mundialmente proibida. Cedendo a várias pressões, o Brasil aprovou algumas leis como a Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre e no dia 13 de maio de 1888 a Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel que governava o Brasil em nome de seu pai, D.Pedro II.
Deixando de ser escravo, o negro era transformado em “cidadão” sem poder viver a cidadania (trabalhador braçal) sem poder usufruir os bens que produziu. Ficou marginalizado. Após a Lei Áurea, os negros se viram sem garantia de trabalho, sem instrução, sem assistência, sem terra para cultivar, sem casa para morar, sem dinheiro. Foram muito discriminados e por isso muitos preferem comemorar o dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, símbolo da luta do negro pela liberdade.
Ainda nos dias atuais, os negros sofrem bastante com a situação de preconceito racial. Eles contribuíram para a nossa cultura (samba, carnaval,lendas do folclore,terreiros de umbanda, a capoeira,palavras africanas adotadas no nosso dialeto... Nossa sociedade não os trata com o respeito que merecem.



O grupo 3 criou um jogo de cartas com perguntas, pontuação e respostas.As cartas de perguntas são numeradas de um a dez. Na mesa fica o banco de dados (cartas com as repostas para pesquisar se o aluno não souber responder).Antes de escolher o número que quer responder ele pesca uma outra carta com a pontuação da carta.è vencedor o grupo que somar mais pontos.
O jogo foi fotografado e posteriormente serão postadas as fotos.

O grupo 4 criou uma caixa teatro com três cenários que representam o Brasil Colonial, a áfrica e o navio negreiro.Cada grupo fará a sua apresentação conforme o roteiro estipulado pelo grupo criador.
1-Relatar a falta de mão-de-obra e a escravidão indígena.
2-Mostrar o início do primeiro conflito, no qual os índios se revoltaram.
3-Busca da mão-de-obra na áfrica.
4-Movimento abolicionista e abolição da escravatura.

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